sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Esse tal de jornalista...


Profissão: Jornalista
Salário: baixo
Pressão: alta ( nos dois sentidos)

Às vezes, esta profissão que escolhi faz-me entrar em crise. Você é visto por muitos como fofoqueira. E por outros, idolatrada pela ação social que presta à população.
Muitas pessoas mal sabem que o piso salarial de um jornalista é muito baixo; que você ficará anos sem tirar férias e estressará com os donos da empresa; que a qualquer minuto pode receber a fúria do olhar daquele entrevistado e a todo momento corre o risco de ser processado por qualquer troca de palavras em um português mal colocado sem intenção.É obrigado a estar informado sobre tudo, principalmente do que ocorre com a família humilde do interior do Nepal, senão você não é um bom jornalista; precisa ter lido todos os livros, de todos os estilos, dos mais antigos aos récem lançados.
Se for jornalista de impresso não escreva nenhuma palavra errada de acordo com o dicionário. De Tv, não esqueça de ter feito uma boa escova. De rádio, não esteja rouca e nem seja fanha.
Estagiário jornalista? Ah! Este nem existe. O Sindicato de Jornalista proíbe.No mercado ele vai aprender mesmo. Para que o estágio?
Deve ser por tudo isso que ainda almejo a carreira de jornalista. Informar e denunciar. Enunciar e anunciar. Errar e corrigir no dia seguinte.Mas de preferência, nunca errar. Noticiar o que é de interesse público. É! Ser jornalista sofre mas ser jornalista também faz um beeeeeem à alma( com ênfase)!!!

Nenhum comentário: